domingo, 17 de junho de 2018

Inverno

O Imperador Amarelo, figura lendária que esteve entre Nós há mais de 2 mil anos atrás, deixou um legado escrito, à guisa de perguntas e respostas, onde expõe com simplicidade, seu Tratado sobre a Verdade Natural nos Tempos Antigos; fala da postura e alimentação adequadas à cada estação do ano.
 Os três meses de inverno se chamam o período de fechar e armazenar. A água gela e a terra abre fendas. Não devemos perturbar o nosso Yang. O inverno é uma estação Ying e o Yang está adormecido,
As pessoas devem deitar se cedo e levantar se tarde, esperar que o sol nasça. Devem reprimir e ocultar os seus desejos, como se não tivessem nenhum objetivo interior, como se estivessem em tudo satisfeitas. Devem fugir do frio e procurar o calor e não se permitir transpirar pela pele e devem privar se da exalação do frio. Tudo isto está em harmonia com a atmosfera do inverno e é o método de proteção do nosso armazenamento.
Os que desrespeitarem a regra do inverno sofrerão do mal dos rins (testículos); a eles a primavera trará impotência e produzirão pouco.
Os sábios respeitavam as leis da  natureza, e, por isso, o seu corpo estava isento de doenças estranhas, não perdiam nada do que tinham recebido da natureza e o seu espírito de vida nunca se esgotava.
Aqueles que não procederem conforme as regras do inverno não abastecerão seu Ying e atmosfera dos seus rins ficará diminuída e isolada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário