sábado, 22 de setembro de 2018

As 4 estações: Primavera.

                                                    foto: Lenira Kita.

Olá Planetas!!! Chega a estação favorita das pessoas em geral, dos animais, das plantas!!! Prima quer dizer: primeiro e vera quer dizer: verde, primeiro verde! E tudo que há na Terra e no Ar nos remete à Vida em todo seu esplendor. Nos tempos antigos (bem antes do calendário cristão) um sábio chinês divinamente inspirado conhecido como Imperador Amarelo nos deixou um tratado sobre " A verdade natural" onde esbanja todo seu conhecimento sobre as ligações invisíveis entre todas as coisas. Uma das mais notáveis se refere ao comportamento, postura e alimentação em cada uma das estações, que denominou " as regras das 4 estações" e afirmou que seguindo estas conservaríamos nossa saúde e bem estar.
Para facilitar a compreensão o fez à modo de perguntas e respostas ...
 - Ouvi dizer que nos tempos antigos as pessoas viviam mais de um século e não se tornavam decrépitas, permaneciam ativas e lúcidas. Hoje em dia as pessoas vivem a metade desses anos e mesmo assim tornam se débeis e confusas. É por que o Mundo muda de geração para geração? Ou será por que a espécie humana negligencia as leis da natureza?
- Antigamente as pessoas compreendiam o Tao ( o caminho do auto desenvolvimento) moldavam se de acordo com o Ying e o Yang ( os dois princípios da natureza) e viviam em harmonia com as artes da adivinhação. Havia temperança no comer e no beber. As suas horas de levantar e recolher eram regulares e não desordenadas e ao acaso. Graças a isso, os antigos conservavam seus corpos unidos as suas almas, a fim de cumprirem por completo o período de vida que lhes estava destinado.Hoje as pessoas não são assim;  adotam a temeridade e a negligência como comportamento habitual, entram na câmara do amor em estado de embriaguez; as paixões exaurem-lhes as forças vitais; o ardor dos desejos malbarata-lhes a verdadeira essência, não são hábeis na regulação de sua vitalidade. Devotam toda sua atenção ao divertimento dos seus espíritos, desviando se assim das alegrias da longa vida. Levantam- se e deitam-se sem regularidade. Por tais razões, só chegam à metade de cem anos e degeneram.
Uma das chaves talvez a maior de todas que abrem as portas da saúde é seguir fielmente as regras das 4 estações coisa que os animais e vegetais fazem pontualmente, dispensando explicações. A primavera foi chamada de:  "período do princípio e do desenvolvimento da vida" onde as exalações do céu e da terra estão preparadas para gerar vida, assim tudo se desenvolve e floresce. Após uma noite de sono as pessoas devem levantar se cedo e caminhar, accionar, soltar o cabelo e ir tornando mais lentos os movimentos do corpo. Procedendo assim podem realizar o seu desejo de viver saudavelmente. Durante este período o corpo deve ser encorajado a viver e não a ser morto, devemos ceder lhe livremente e não lhe tirar nada! Devemos recompensá lo e não castigá lo. Tudo isto esta em harmonia com a exalação da primavera e tudo isto é o método de proteção de nossa vida. Os que desrespeitarem as leis da primavera serão punidos com o mal do fígado; a estes o verão lhe reservará arrepios e mudanças más, e terão pouco apoio para o desenvolvimento que exige o verão."



Nenhum comentário:

Postar um comentário